MARCOS ANTÔNIO DE LIMA tem 34 anos, uma idade em que jogador de futebol, mesmo zagueiro, já não tem mais aquela energia, aquela volúpia. Começou a trabalhar aos 9 (!) anos de idade, vendendo pastéis e coxinhas de galinha pra ajudar a mãe e o irmão, depois que seus pais se separaram. Aos 13, foi cortar cana em fazendas no interior de São Paulo. Não fala destas experiências com amargura, ao contrário, conta sua história com a expressão calma e serena de alguém que não se abala fácil.
Começou a jogar futebol já tinha 19 anos, sem ter passado pela "educação formal" da profissão - escolinhas, categorias de base de algum clube -, após ser visto disputando campeonatos amadores, primeiramente representando as empresas em que trabalhava. Conta que para o primeiro teste teve de pedir uma dispensa de duas semanas, "e um chefe deixava, o outro não ...". Começou então a jogar no interior paulista, perambulou por aí, passou por Palmeiras (onde não se firmou), Juventude, até ser convencido, em 2005, pelo então PRESIDENTE DO INTER, FERNANDO CARVALHO, a liderar a ZAGA de um TIME que no ano anterior repatriara FERNANDÃO, naquele ano investia em jogadores como TINGA e JORGE WAGNER e mirava longe. Foi jogar no COLORADO e agradou de cara, mas na COPA SULAMERICANA daquele ano teve uma grave lesão, em um jogo no BEIRA-RIO, contra os argentinos do Rosario Central. Chegou a quebrar duas costelas. Voltou na reta final da LIBERTADORES DA AMÉRICA, com o TIME já montado e com a ENGRENAGEM funcionando que era uma beleza, então teve de esperar sua vez - mas jogou as finais, sagrando-se CAMPEÃO DA AMÉRICA. No final do ano, foi CAMPEÃO DO MUNDO - permanecendo em campo no jogo final mesmo com o nariz quebrado.
De lá pra cá, agregou a seu currículo vencedor a RECOPA SULAMERICANA, mais um TÍTULO GAÚCHO, a COPA DUBAI sobre a poderosa Inter de Milão (embora Sidney tenha lhe tomado brevemente a posição), a COPA SULAMERICANA, e nos últimos 7 gre-NAIS marcou 5 GOLS. Completou 200 JOGOS COM A CAMISA COLORADA ontem, marcando também o CENTÉSIMO GOL COLORADO EM gre-NAIS NO BEIRA-RIO, no gre-NAL de número 100 no GIGANTE, que hoje faz 40 ANOS, dois dias depois do INTER ter completado os seus (aliás, NOSSOS) 100. Também chegou à impressionante marca de 24 GOLS VESTINDO O MANTO, estando a dois de superar a marca d O MAIOR ZAGUEIRO DA GLORIOSA HISTÓRIA COLORADA, mas também O MAIOR A PISAR OS GRAMADOS DO SUL DO PAÍS, DON ELIAS RICARDO FIEGUROA BRANDER.
Parabéns, ÍNDIO! É difícil imaginar outro jogador hoje com envergadura moral suficiente pra vestir a HISTÓRICA CAMISA 3 VERMELHA que já foi defendida por DON ELIAS, LÚCIO, CÉLIO SILVA, ALFEU, MAURO PASTOR, FLORINDO, ...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário