segunda-feira, 23 de março de 2009

Considerações sobre o mais recente passeio do PAPAI:

1)ALECSANDRO, claro, é do ramo. E pensar que alguns corneteiros (como tem, meu Deus!) criticaram a contratação desde quando se anunciou o interesse, lá no final do ano passado. Dois GOLS (de pé direito), cruzamento perfeito (de pé esquerdo) pro GOL do TAISON, cabeceio na trave, presença na pequena área, se apresentando a toda hora pra tabela. O banco, pra ele, não vai durar muito. Eu insisto com aquela ideia que pra alguns parece absurda: bota o TAISON na ala direita e o KLÉBER na esquerda, bem abertos quando estivermos atacando e fechando o meio quando o adversário tiver a posse de bola, mais o NILMAR de segundo atacante e o ALECSANDRO no centro. Ah, mas o TIME fica muito vulnerável ... com três volantes, dois zagueiros, mais um meia de origem numa ala e um lateral que ano passado jogou o tempo todo de meia na outra? É de tentar, pelo menos.

2) elogiado por todos, o garoto DANILO desta vez foi mais discreto. Pouco se aventurou na frente, talvez por recomendação do TITE - o NH atacava principalmente por ali -, talvez por ainda estar se adaptando à função (aida não pegou o "cacoete"). Mas acho que pode mais - e se não puderem, nem ele nem ARÍLTON, vamos ter de contratar. Parece ser a única posição em aberto no TIME ainda.

3) KLÉBER também pode mais - e mesmo estando convocado pra Seleção, é bom que se cuide, pois ao contrário da outra lateral, na esquerda tem sombra e das boas. Está muito tímido, ainda, pra quem tem toda a qualidade que sabemos que ele tem - talvez não suba tanto igualmente por determinação do TREINADOR, qua ainda busca a melhor dinâmica de jogo para o TIME com estes dois laterais (quem sobe, quem fica e quando) que não estavam aí no ano passado - e o da direita é improvisado, ainda por cima. De qualquer maneira, o cruzamento qualificado ele mostra em todos os jogos: mais uma vez, colocou a bola na área como se fosse com a mão (GOL do WALTER).

4) O craque da Sub-20 parece que desencantou, marcando GOL típico de centroavante (aliás, todos os GOLS no sábado, incluindo o do visitante, tiveram esta característica). Quem já viu o guri jogando na Sub-20 ou na base do INTER sabe do que WALTER é capaz, mas em alguns jogos no ano passado, enquanto NILMAR, com todo seu cartaz, se atirava de corpo e alma na tarefa operária de acossar os adversários quando estes tinham a posse de bola, o garoto ficava descansado, tal qual um Romário após os 35 anos, esperando a bola no pé. Torçamos pra que tenha amadurecido.

5) No primeiro jogo pós-polêmica, TAISON se movimentou bastante e mais uma vez deixou o seu - já é o décimo-primeiro GOL no ano do agora artilheiro isolado do GAUCHÃO. Mas não gostei muito da sua partida no sábado. Assim como NILMAR, é bom que se cuide, pois a sombra é forte e não tá pra brincadeira.

6) ANDREZINHO também foi mais discreto, reiterando aquilo que penso sobre ele: é ótimo jogador, tá no melhor momento desde que chegou ao COLORADO, mas é reserva de D'ALLESSANDRO, não tem nem o que discutir.

7) GIULIANO, por sua vez, teve menos tempo do que das outras vezes pra mostrar seu futebol - o jogo já tava decidido, o INTER puxou o freio e o Nóia preferiu se resguardar pra não tomar mais. Mas quando toca na bola, percebe-se que é diferenciado, seu jogo é vertical, e pra ele não tem tempo ruim. Se formos questionar a titularidade do D'ALLESSANDRO, penso que o cara pra entrar no TIME é o garoto e não ANDREZINHO.

8) Pra entrada de GIULIANO, desta vez TITE cedeu à tentação de sacar SANDRO, preferindo tirar MAGRÃO. O capitão da Sub-20, repito, é o mais imprescindível dos TITULARES DO TIME, uma vez que é quem avaliza a forma do TIME jogar e é o único JOGADOR pra cuja função não existe outra opção à altura.

9) Tá certo que tamos passando por cima de todo mundo - inclusive do tradicional rival -, mas não se pode vacilar como no lance do gol do Nóia, a 2 minutos de jogo no segundo tempo (a diferença caiu perigosamente pra um gol de vantagem apenas) e com os caras progredindo como quiseram, o cidadão cruzando com toda a liberdade e o outro concluindo sem ser incomodado. Contra o Nóia, não têm maiores problemas - se bem que não esqueçamos o sofrimento que foram os jogos contra o maldito Rondonópolis -, mas contra um time mais qualificado na COPA DO BRASIL e no BRASILEIRO ...

10) Estará o TIME pronto e azeitado, com PADRÃO DE JOGO e TITULARES DEFINIDOS para as fases mais quentes da COPA DO BRASIL, o BRASILEIRÃO (que começa daqui a menos de dois meses!) e mesmo as FINAIS DO GAUCHÃO, quando o coirmão deve estar mais focado e com o calendário mais folgado que no presente momento? São as questões que se colocam, a poucos dias de encerrarmos o primeiro trimestre do ANO MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA RECENTE DO CLUBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário